Quando a startup imobiliária QuintoAndar estreou o “Proteção QuintoAndar” — que garante ao proprietário do imóvel o pagamento em dia do aluguel mesmo em caso de inadimplência do inquilino —, em 2015, o serviço não passava de uma aposta. Agora, diante da maior crise econômica já enfrentada pela empresa, a aposta se pagou, afirma Gabriel Braga, co-fundador e CEO da companhia.
Desde o início da pandemia, em março, o QuintoAndar desembolsou cerca de R$ 50 milhões para quitar aluguéis atrasados por inquilinos — valor este que, segundo a startup, foi bancado sem grandes problemas.
Embora tenha trazido um modelo inédito e bem-sucedido na atração de clientes, a Protenção Garantida da empresa sempre foi vista como um risco em uma grave crise financeira, como a atual. Como a companhia faz o seguro de toda a sua carteira, o receio era que a taxa de inadimplência disparasse e ela não conseguisse bancar todas as perdas.
“No começo da crise a gente chegou a projetar diversos cenários extremos de inadimplência. A inadimplência subiu, mas foi menor do que o projetado e nosso modelo parou de pé”, afirmou Braga em entrevista ao portal de notícias financeiras InfoMoney.