Aos poucos o mistério vai chegando ao fim, despois de uma jogada de marketing, da marca italiana, Fiat, com poucas informações sobre seu primeiro SUV compacto no Brasil, e depois de já ter sido fotografado sem camuflagens nas ruas de Belo Horizonte e São Paulo, o Pulse já pode ser visto nas concessórias de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
O lançamento oficial já tem data e hora: será na próxima terça-feira,19, às 18 hs. A marca preparou uma grande cerimônia de lançamento simultânea com telões para todas as concessionárias, a ideia é evitar aglomerações. Inclusive para quem quiser conhecer o novo Pulse, as visitas são agendadas e seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19, mas por enquanto nada de teste drive. Isso só depois do lançamento oficial.
Até o momento, a Fiat divulgou o visual, parte do interior e alguns equipamentos do novo Pulse. O modelo já marcou história ao ser revelado em um reality show (apareceu na final do Big Brother Brasil 2021) e também inovou ter seu o nome escolhido pelo público em uma votação online. A última novidade mostrada pela empresa é que terá compatibilidade com Google Assistente e Amazon Alexa.
A expectativa é que o novo Fiat Pulse seja um carro acessível mais acessível do que o Jeep Renegade, SUV da Stellantis que fica com o o status de premium com a marca Jeep. Em relação aos preços, ainda é prematuro dizer, mas espera-se que custe entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, dependendo da motorização e dos equipamentos. Como comparação, o Renegade com motor 1.8 flex hoje parte de R$ 92.990 e chega a R$ 132.490. Estes valores o colocarão como um concorrente direto do Volkswagen Nivus e do Renault Duster.
O novo Pulse também será o responsável pela estreia de uma novidade para a Fiat, sendo o primeiro carro da empresa no Brasil a usar o 1.0 turbo da família GSE. Na sequencia, estes motores devem equipar Argo e Cronos em um outro momento. Um flagra obtido por nossos colegas da revista Quatro Rodas mostra o emblema “Impetus Turbo 200”, indicando que terá 200 nm de torque (o que dá 20,4 kgfm), seguindo a nova nomenclatura da Fiat e da Jeep. Já a potência esperada é de pelo menos 120 cv. Terá uma transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira.
As versões mais baratas do Fiat Pulse devem contar com o motor 1.3 Firefly flex de quatro cilindros e aspirado naturalmente com os mesmos 109 cv e 14,2 kgfm vistos em Argo e Cronos. Porém, deve estrear outra novidade, com a esperada chegada da transmissão automática do tipo CVT, resolvendo o problema da Fiat de não ter uma opção sem embreagem desde o fim dos carros com o sistema automatizado GSR (ou Dualogic).
Uma aposta da Fiat estará na parte tecnológica do novo SUV. As imagens e informações divulgadas adiantam que o novo Pulse terá um painel de instrumentos digital de 7” igual ao da Toro renovada, uma nova central multimídia e conexão 4G Wi-Fi a bordo. As versões mais caras contarão com frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Fonte: motor1.uol.com.br