A indústria da aviação enfrenta um desafio significativo devido à escassez global de peças e componentes, que vem se agravando nos últimos anos. Companhias aéreas em todo o mundo estão lidando com a falta de suprimentos para manutenção, o que tem impactado negativamente o crescimento do setor. Esse problema, que teve início durante a pandemia com a redução da capacidade produtiva global, tornou-se ainda mais crítico devido às crises geopolíticas no leste europeu e no Oriente Médio, afetando países produtores desses equipamentos. A falta de mecânicos qualificados também agrava a situação, uma vez que muitos profissionais foram demitidos ou aposentaram-se durante a pandemia, e o treinamento para essa área é demorado.
As consequências do desabastecimento de peças e componentes são descritas como um desafio para todas as companhias aéreas, embora a intensidade varie de acordo com fornecedores, estoques e capacidade das oficinas de manutenção. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alertou para essa questão em dezembro do ano passado, ressaltando que a falta de peças afeta a manutenção de aeronaves e motores, limitando a capacidade de expansão e renovação da frota. Empresas como a Gol e a Azul têm enfrentado redução na oferta de voos e aumento nos custos de manutenção, enquanto a Latam tem se empenhado em uma gestão minuciosa do estoque de peças para minimizar os impactos. Além disso, a escassez de mecânicos qualificados tem sido um desafio adicional, exigindo um investimento a longo prazo na formação de mão de obra especializada.
Diante desse cenário, especialistas destacam a necessidade de preparar a própria mão de obra, com empresas europeias já desenvolvendo suas próprias escolas de treinamento. No entanto, o processo de formação é demorado, levando de 5 a 6 anos para adquirir a formação básica. A Associação Brasileira de Manutenção Aeronáutica destaca a importância de iniciar esses programas de treinamento o quanto antes, pois a situação tende a piorar caso não sejam tomadas medidas efetivas para suprir a demanda de mecânicos qualificados.