Em meio à intensificação dos eventos ambientais extremos no Brasil, o Ministério dos Transportes enfrenta o desafio de adaptar as infraestruturas do país às mudanças climáticas. Com um orçamento público limitado, uma nova portaria está sendo elaborada para destinar pelo menos 1% das receitas de concessões rodoviárias para a resiliência das infraestruturas e questões relacionadas ao clima. A política pública estabelecida por ofício também determina que a ANTT monitore o progresso em relação às metas e indicadores definidos, incluindo cláusulas contratuais voltadas à resiliência e a apresentação de estratégias anuais.
O Ministério dos Transportes está estudando formas de enfrentar os desafios juntamente com o Dnit, porém, a falta de recursos financeiros tem sido um obstáculo. O aumento dos gastos com medidas emergenciais contra eventos climáticos extremos tem preocupado o governo federal, com custos que ultrapassaram R$ 800 bilhões nos primeiros meses de 2024. Diante das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul, equipes técnicas estão trabalhando para minimizar os impactos nas infraestruturas rodoviárias da região e na população local.
A situação se agrava com relatos de trechos de rodovias federais bloqueados devido às chuvas, incluindo uma ponte da BR-386 que corre risco de colapso na região de Lajeado, no Vale do Taquari. Com eventos climáticos cada vez mais frequentes e intensos, a necessidade de investir em resiliência e adaptação das infraestruturas torna-se crucial para garantir a segurança e a funcionalidade das rodovias brasileiras diante das mudanças do clima.