A A.P. Moeller-Maersk alertou sobre a possível redução de 15% a 20% na capacidade do transporte marítimo entre a Ásia e a parte norte da Europa, bem como no mercado mediterrâneo, devido aos conflitos geopolíticos no Oriente Médio durante o segundo trimestre de 2024. A empresa destacou a intensificação da complexidade da situação no Mar Vermelho nos últimos meses, resultando em ataques que alcançam distâncias maiores e forçando navios a percorrer jornadas mais extensas, gerando custos adicionais e atrasos nas entregas.
A Maersk também apontou efeitos indiretos significativos na indústria de transportes, como gargalos, atrasos na entrega de equipamentos, aglomeração de navios e falta de capacidade para cumprir as rotas. Diante dessa realidade, a empresa decidiu manter o redirecionamento das rotas pelo Cabo da Boa Esperança, localizado na África do Sul, enquanto busca aprimorar a confiabilidade do transporte marítimo ao adicionar mais velocidade e capacidade nos trajetos, buscando mitigar os impactos negativos dos conflitos na região.
Os desafios enfrentados pela Maersk refletem a instabilidade provocada pelos conflitos no Oriente Médio, evidenciando a necessidade de adaptação e estratégias alternativas para garantir a eficiência e segurança no transporte marítimo entre a Ásia e a Europa. A empresa permanece vigilante diante da situação em constante evolução, buscando soluções para minimizar os impactos negativos e assegurar a continuidade das operações em meio a um cenário geopolítico desafiador.