Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Ministra defende direitos indígenas após protesto na COP16
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
CotidianoÚltimas notícias

Ministra defende direitos indígenas após protesto na COP16

Amanda Rocha
Última atualização: 31 de outubro de 2024 10:44
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima fez uma declaração em apoio a uma ativista indígena detida durante uma manifestação na 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16), realizada em Cali, Colômbia. A ministra destacou a importância da ativista, que representa a luta pelos direitos dos povos indígenas, das mulheres e dos direitos humanos, expressando solidariedade e empatia pela situação enfrentada por ela. A detenção ocorreu quando o grupo de indígenas protestava contra a Proposta de Emenda Constitucional que visa estabelecer um marco temporal para as terras indígenas no Brasil.

O líder guarani que acompanhava a ativista relatou que a manifestação foi marcada por um uso desproporcional da força por parte da polícia, descrevendo a situação como um pedido de socorro frente à violência. A ação do grupo tinha o intuito de alinhar a manifestação da COP16 com uma marcha que acontecia simultaneamente em Brasília, mas a falta de autorização prévia levou a um desfecho inesperado e conturbado. A ministra criticou a abordagem policial, que considerou excessiva e inadequada, especialmente em relação a uma jovem manifestante que expressava sua indignação de forma pacífica.

Após o incidente, a organização da COP16 buscou as autoridades brasileiras para apresentar um pedido de desculpas e devolver as credenciais retiradas dos ativistas. A ministra enfatizou a necessidade de aprendizado a partir dessa experiência, especialmente com a perspectiva de que o Brasil sediará a COP30 em 2025, onde haverá um grande número de manifestações por parte de comunidades indígenas e outros movimentos sociais. A expectativa é que eventos futuros sejam geridos com mais atenção e respeito aos direitos de expressão e à segurança dos participantes.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Tempo varia no Brasil com frio no Sul e chuva forte no Nordeste
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?