Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Faixa Azul em SP reduz mortes de motociclistas em 47,2%
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Faixa Azul em SP reduz mortes de motociclistas em 47,2%

Carlos Eduardo Silva
Última atualização: 29 de julho de 2025 12:56
Carlos Eduardo Silva
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

A implantação da faixa azul exclusiva para motos em São Paulo, iniciada em janeiro de 2023, resultou em uma significativa redução de 47,2% nas mortes de motociclistas nos trechos onde a medida foi aplicada. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que o número de óbitos caiu de 36 para 19 entre 2023 e 2024. A iniciativa, que já conta com 232,7 km de faixas azuis em 46 vias da capital, beneficia aproximadamente 500 mil motociclistas.

Desde a inauguração da primeira faixa na Avenida 23 de Maio em 2022, o projeto tem se expandido, e o governo federal estuda a possibilidade de tornar a faixa azul obrigatória em todo o país a partir de abril de 2024. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está coletando relatórios trimestrais das cidades que já implementaram a sinalização, visando avaliar a eficácia da medida.

Além de São Paulo, municípios da Grande São Paulo, como Santo André e São Bernardo do Campo, também adotaram a faixa azul, apresentando resultados positivos na redução de acidentes. Em Santo André, por exemplo, o número de motocicletas circulando na Avenida Prestes Maia aumentou de 7.200 para 10.200 diárias, enquanto os óbitos caíram de três para um. A regulamentação da faixa azul pelo Código de Trânsito Brasileiro está prevista para 2026, após a análise dos resultados do projeto experimental.

Durante a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes com Motociclistas, que começou no último domingo (27), o Detran-SP realiza ações educativas e de fiscalização em todo o estado, reforçando a importância da segurança no trânsito para os motociclistas.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Corrente interna de Más Madrid se apresenta às primárias
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?