Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Goiás cria fórum para monitorar impactos da guerra tarifária na saúde
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Goiás cria fórum para monitorar impactos da guerra tarifária na saúde

Carlos Eduardo Silva
Última atualização: 29 de julho de 2025 14:17
Carlos Eduardo Silva
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O estado de Goiás instituiu o Fórum Permanente dos Setores Público e Privado, com o objetivo de acompanhar os impactos da guerra tarifária entre Brasil e Estados Unidos, especialmente na área da saúde. A iniciativa foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde durante uma reunião realizada no último sábado, 26, com o secretário Rasível Santos e representantes do setor. A preocupação central é a possibilidade de reciprocidade tarifária, que pode acarretar um aumento de custos superior a US$ 3 bilhões anuais.

O secretário Rasível Santos destacou que o governador Ronaldo Caiado está empenhado em manter o setor de saúde fora do conflito tarifário. Em encontros com empresários, Caiado mencionou a intenção de dialogar com autoridades norte-americanas para isentar insumos e medicamentos das tarifas, considerando a importância vital desses produtos. "É um gesto humanitário", afirmou o governador, enfatizando a necessidade de proteger a saúde da população.

As medidas tarifárias, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, e o impacto econômico no Brasil dependerá das soluções propostas pelas empresas e da resposta do governo. Segundo estimativas, os gastos com saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS) podem alcançar US$ 1,6 bilhão, enquanto o setor privado pode enfrentar custos adicionais de US$ 1,65 bilhão. O secretário expressou preocupação com a viabilidade financeira de hospitais privados, que, se fechados, sobrecarregariam o SUS.

A manutenção de equipamentos médicos e a aquisição de insumos são questões críticas, uma vez que muitos produtos são importados dos Estados Unidos. O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás, Renato Daher, e o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas de Goiás, Marcelo Reis, alertaram para o impacto que tarifas podem ter sobre medicamentos de alto custo e equipamentos essenciais para a saúde, como tomógrafos e ressonâncias magnéticas.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Anthropic retira modelos de IA após ordem da administração Trump
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?