O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da separação dos Poderes e a aplicação da lei em seu pronunciamento em cadeia nacional, realizado nesta quinta-feira (17). Durante o discurso, Lula respondeu às ameaças do governo de Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, classificando a medida como "chantagem inaceitável" e reafirmando o compromisso do Brasil com a diplomacia e o multilateralismo.
Sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula enfatizou que as instituições brasileiras estão comprometidas em proteger a sociedade contra discursos de ódio e práticas anticientíficas disseminadas nas redes sociais. O presidente ressaltou que "ninguém está acima da lei" e que o Brasil respeita o devido processo legal, defendendo a independência do Judiciário como um pilar da soberania nacional.
Lula também criticou a falta de resposta do governo dos Estados Unidos às propostas de negociação apresentadas pelo Brasil desde maio, quando Trump já havia imposto uma tarifa de 10%. O presidente afirmou que o governo brasileiro está em diálogo com diversos setores da economia para enfrentar as ameaças tarifárias e reafirmou que o país abrirá novos mercados e utilizará todos os instrumentos legais disponíveis para proteger sua economia, incluindo ações na Organização Mundial do Comércio.
Por fim, Lula expressou indignação pelo apoio de alguns políticos brasileiros às ações do governo Trump, chamando-os de "traidores da pátria". O presidente concluiu seu discurso reafirmando a determinação do Brasil em manter boas relações diplomáticas e comerciais com todos os países, não apenas com os Estados Unidos.


