Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Lula sanciona lei de incentivo à visitação em unidades de conservação
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Lula sanciona lei de incentivo à visitação em unidades de conservação

Carlos Eduardo Silva
Última atualização: 29 de julho de 2025 10:28
Carlos Eduardo Silva
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com um veto, a Lei 15.180, que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 28 de agosto de 2023. A nova legislação visa promover a visitação em parques nacionais, estaduais e municipais, criando um fundo privado para financiar essas atividades.

A lei, originada do projeto de lei 4.870/2024, aprovado pelo Senado em junho, permite que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e órgãos ambientais locais contratem bancos oficiais para gerenciar o fundo. Contudo, Lula vetou um artigo que destinava 5% dos recursos de compensação ambiental ao fundo, alegando que a medida apresentava vício de inconstitucionalidade e interferia na gestão local dos recursos.

Entre os objetivos da nova política estão a promoção do turismo ecológico, a educação ambiental e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A lei também prevê que atividades de apoio à visitação possam ser exploradas tanto por órgãos gestores quanto pela iniciativa privada, através de contratos de gestão ou cooperação com entidades da sociedade civil.

O fundo privado poderá contar com diversas fontes de financiamento, incluindo doações de entidades públicas e privadas, rendimentos de aplicações financeiras e recursos de convênios. Com essa iniciativa, o governo busca não apenas aumentar a visitação nas unidades de conservação, mas também fomentar o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nas comunidades locais.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Frente fria chega a São Paulo no sábado
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?