Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Marco Rubio critica condenação de Álvaro Uribe na Colômbia
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Marco Rubio critica condenação de Álvaro Uribe na Colômbia

Amanda Rocha
Última atualização: 29 de julho de 2025 13:03
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, manifestou sua desaprovação em relação à condenação do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, que foi considerado culpado por suborno de testemunhas e fraude processual. Em uma publicação na rede social X, Rubio defendeu Uribe, afirmando que seu único crime foi "lutar e defender incansavelmente sua pátria" e denunciou o julgamento como uma "instrumentalização do Judiciário colombiano por juízes radicais".

Uribe, que enfrentou três acusações, foi considerado culpado em duas delas, com a pena ainda a ser definida. O processo judicial teve início em 2018, após uma denúncia feita pelo próprio Uribe contra o senador Iván Cepeda, que posteriormente se tornou um adversário no caso. A crítica de Rubio se alinha a um movimento crescente entre parlamentares republicanos dos EUA, que têm questionado a imparcialidade dos tribunais na América Latina, especialmente em relação ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil.

A condenação de Uribe gerou uma onda de polarização política na Colômbia, com seus apoiadores classificando a decisão como "perseguição política" e organizando protestos em Bogotá, onde ocorreram confrontos com opositores. A senadora Paloma Valencia, do partido Centro Democrático, afirmou que "isto não é justiça, é vingança". Em contrapartida, políticos de esquerda e representantes de movimentos sociais celebraram o veredito, considerando-o um avanço para a independência judicial no país. O ex-embaixador Camilo Romero ressaltou que "ninguém está acima da lei", enquanto a ex-ministra Carolina Corcho elogiou a coragem do senador Cepeda, considerado fundamental no processo.

O julgamento de Uribe é visto como um dos mais significativos da história recente da Colômbia, dado seu papel central na política nacional nas últimas duas décadas. O ex-presidente ainda tem a opção de recorrer da decisão judicial.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Fãs apontam sobrinha como possível assassina em “Quem Ama Cuida”
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?