Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Marco Rubio critica condenação de Álvaro Uribe na Colômbia
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Marco Rubio critica condenação de Álvaro Uribe na Colômbia

Amanda Rocha
Última atualização: 29 de julho de 2025 13:03
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, manifestou sua desaprovação em relação à condenação do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, que foi considerado culpado por suborno de testemunhas e fraude processual. Em uma publicação na rede social X, Rubio defendeu Uribe, afirmando que seu único crime foi "lutar e defender incansavelmente sua pátria" e denunciou o julgamento como uma "instrumentalização do Judiciário colombiano por juízes radicais".

Uribe, que enfrentou três acusações, foi considerado culpado em duas delas, com a pena ainda a ser definida. O processo judicial teve início em 2018, após uma denúncia feita pelo próprio Uribe contra o senador Iván Cepeda, que posteriormente se tornou um adversário no caso. A crítica de Rubio se alinha a um movimento crescente entre parlamentares republicanos dos EUA, que têm questionado a imparcialidade dos tribunais na América Latina, especialmente em relação ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil.

A condenação de Uribe gerou uma onda de polarização política na Colômbia, com seus apoiadores classificando a decisão como "perseguição política" e organizando protestos em Bogotá, onde ocorreram confrontos com opositores. A senadora Paloma Valencia, do partido Centro Democrático, afirmou que "isto não é justiça, é vingança". Em contrapartida, políticos de esquerda e representantes de movimentos sociais celebraram o veredito, considerando-o um avanço para a independência judicial no país. O ex-embaixador Camilo Romero ressaltou que "ninguém está acima da lei", enquanto a ex-ministra Carolina Corcho elogiou a coragem do senador Cepeda, considerado fundamental no processo.

O julgamento de Uribe é visto como um dos mais significativos da história recente da Colômbia, dado seu papel central na política nacional nas últimas duas décadas. O ex-presidente ainda tem a opção de recorrer da decisão judicial.

- Publicidade -
Ad imageAd image
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Político alerta sobre risco de ascensão da extrema-direita
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?