O novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, anunciou que o governo está preparando uma série de medidas para enfrentar a alta nos preços dos combustíveis, que foi impulsionada pela guerra entre os Estados Unidos e o Irã. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 20 de março de 2026, durante a primeira conversa do ministro com a imprensa.
Durigan foi questionado sobre a existência de um plano B, caso os governadores não aceitem a proposta de zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a importação do diesel, com a União compensando 50% do prejuízo. Ele afirmou:
““Não avançando, o que seria uma lástima, uma falta de compromisso, a gente iria para outros caminhos para não deixar a população desguarnecida.””
O ministro também mencionou que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), demonstrou uma postura positiva em relação à proposta, e que outros governadores consideraram a ideia como muito razoável. Durigan ressaltou que ainda não recebeu retorno dos secretários de Fazenda, mas se mostrou confiante na aceitação das medidas.
Além disso, os ataques no Oriente Médio reacenderam os alertas sobre o comércio entre Brasil e Irã, o que pode impactar ainda mais a situação dos preços dos combustíveis no país.

