Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Governo estabelece multas de até R$ 1 bilhão para abusos no mercado de combustíveis
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Política

Governo estabelece multas de até R$ 1 bilhão para abusos no mercado de combustíveis

Amanda Rocha
Última atualização: 12 de março de 2026 15:38
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

Os postos de combustíveis que adotarem práticas abusivas poderão enfrentar multas de até R$ 1 bilhão, conforme um pacote de medidas anunciado pelo governo federal nesta quinta-feira, 12 de março de 2026. A ação visa conter a escalada de preços em meio ao conflito no Oriente Médio.

Uma medida provisória estabelece multas que variam entre R$ 50 mil e R$ 500 milhões para postos que aumentarem os preços de combustíveis de forma abusiva durante conflitos geopolíticos ou calamidades. Outra multa, também de R$ 50 mil a R$ 500 milhões, será aplicada a aqueles que se recusarem a fornecer combustíveis sem justificativa.

A punição será proporcional ao ganho econômico obtido com a prática abusiva. O governo busca evitar que o preço do diesel aumente drasticamente, o que poderia impactar o mercado de combustíveis e diversas cadeias logísticas, resultando em aumento de fretes e, consequentemente, nos preços dos alimentos no Brasil.

Dados da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) indicam elevações nos preços dos combustíveis em pelo menos quatro estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Essas informações foram levadas ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Entre as principais medidas do governo estão a isenção de PIS/Cofins sobre o diesel e a concessão de subvenções aos importadores do combustível. Além disso, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) receberá novos instrumentos de fiscalização para coibir práticas prejudiciais ao consumidor.

TAGGED:ANPCadecombustíveisInfraPetróleoRio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito FederalSenacon
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Fãs apontam sobrinha como possível assassina em “Quem Ama Cuida”
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?