Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Prefeitos de Goiás adotam medidas contra a violência de gênero
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Justiça

Prefeitos de Goiás adotam medidas contra a violência de gênero

Amanda Rocha
Última atualização: 14 de março de 2026 21:00
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 3 min.
Compartilhar

A violência contra a mulher é uma realidade persistente em Goiás. Para enfrentá-la, o Jornal Opção realizou um levantamento com os 246 prefeitos e prefeitas do estado, questionando sobre as medidas adotadas para combater essa questão.

O resultado mostra um panorama complexo da rede de proteção às mulheres. O projeto “Maria da Penha nas Escolas”, idealizado pela professora Manoela Barbosa, já percorreu mais de 60 municípios, levando informação e educação preventiva sobre a Lei Maria da Penha e promovendo reflexões sobre respeito e cidadania.

Entretanto, a estrutura institucional para proteger mulheres é desigual. Apenas 28 dos 246 municípios possuem delegacias especializadas no atendimento à mulher, obrigando a maioria das vítimas a recorrer a delegacias comuns, que muitas vezes não têm equipes treinadas para lidar com esses casos.

Além disso, a política local em Goiás é majoritariamente masculina, com apenas 34 mulheres eleitas prefeitas nas últimas eleições. Muitas vezes, a pauta das mulheres é delegada à Secretaria de Assistência Social, que, em muitos casos, é ocupada por primeiras-damas.

Alguns municípios, como Valparaíso de Goiás, Cavalcante e São Domingos, criaram Secretarias da Mulher, focadas em políticas públicas de proteção e promoção de direitos femininos. Em Itaberaí, a prefeita Rita de Cássia Soares Mendonça é citada por sua gestão voltada às políticas sociais e à participação feminina.

O levantamento também revelou que nem todos os prefeitos responderam. Um caso emblemático foi o do prefeito de Cezarina, que afirmou que muitos conflitos entre homens e mulheres ocorrem porque “elas provocam”. Essa visão ultrapassada evidencia preconceitos que ainda persistem na classe política.

Entre as respostas recebidas, prefeitos relataram iniciativas como campanhas educativas e parcerias com delegacias. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer para que a proteção às mulheres seja efetiva em Goiás.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), destacou que a capital mantém políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, incluindo a Patrulha da Mulher e uma Casa de Acolhida. Em Anápolis, a assessoria informou que a cidade conta com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que oferece acolhimento e orientação jurídica.

Em Aparecida de Goiânia, o prefeito Leandro Vilela (MDB) afirmou que a proteção das mulheres é prioridade, com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher funcionando 24 horas e programas de qualificação profissional. O município também instalou o Banco Vermelho, símbolo de conscientização contra o feminicídio.

No município de Aporé, o prefeito Leonardo de Moraes Carvalho (PP) informou que a gestão atua em parceria com instituições de proteção, oferecendo acompanhamento psicológico e orientação social. A cidade não possui delegacia especializada, e os casos são encaminhados para a comarca de Itajá, que conta com a Sala Lilás, destinada ao atendimento humanizado de vítimas de violência.

TAGGED:GoiâniaGoiásLeonardo de Moraes CarvalhoMárcio Corrêapolíticas públicasprefeitosPrefeitura de AnápolisPrefeitura de Aparecida de GoiâniaPrefeitura de AporéPrefeitura de GoiâniaRita de Cássia Soares MendonçaViolência contra a mulher
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Restaurante Iná Oferece Cozinha Afetiva no Leblon
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?