Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Prefeitura de Bauru abre propostas para concessão do sistema de esgoto
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Infraestrutura

Prefeitura de Bauru abre propostas para concessão do sistema de esgoto

Amanda Rocha
Última atualização: 6 de março de 2026 17:15
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

A Prefeitura de Bauru (SP) abriu nesta sexta-feira (6) as propostas para a concessão do sistema de esgoto do município. A sessão de abertura ocorreu pela Secretaria de Administração, com a participação de três consórcios que avançaram para a segunda fase do edital.

A análise dos documentos será feita pela Comissão de Contratação. O ‘Consórcio Saneamento Bauru’ apresentou o menor valor de tarifa entre os concorrentes, mas ainda não foi declarado vencedor da licitação. A proposta deve passar por uma análise técnica de outras secretarias da prefeitura antes da definição do resultado final.

A empresa vencedora será responsável pelos serviços de coleta, transporte e tratamento de esgotos sanitários do município pelos próximos 30 anos. Entre as obrigações está a conclusão e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, que teve início em 2015 e está paralisada desde 2021, quando a prefeitura rescindiu o contrato com a empresa responsável pela construção.

O edital de concessão do serviço de tratamento de esgoto foi aberto em 2024, passando por duas prorrogações e cinco suspensões, algumas determinadas pela Justiça e outras pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A concessão foi aprovada pela Câmara Municipal de Bauru em maio de 2024 e sancionada pela prefeita Suéllen Rosim. O projeto será financiado com recursos do Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) e pela tarifa de esgoto, já cobrada junto à conta de água.

A conclusão da ETE Vargem Limpa é considerada fundamental para melhorar o saneamento básico da cidade, que atualmente possui apenas 4% do esgoto tratado, o segundo pior índice entre as 100 maiores cidades do Brasil, segundo o Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.

TAGGED:BauruConcessãoesgotoETE Vargem LimpainfraestruturaInstituto Trata BrasilSaneamentoSão PauloSuéllen Rosim
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Caprichoso e Garantido exaltam Amazônia no Festival de Parintins
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?