A Sabesp está avaliando a incorporação da totalidade das ações da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) que ainda não possui, conforme comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
A proposta de incorporação, que requer aprovações das companhias e de seus acionistas, resultará na transformação da Emae em uma subsidiária integral da Sabesp. Os acionistas da Emae receberão ações da Sabesp, com a relação de troca a ser definida por um comitê.
““A Incorporação de ações pretendida tem como objetivo a simplificação e otimização da estrutura societária das companhias, consolidando as suas bases acionárias em uma única companhia e reduzir custos operacionais”,”
informou o comunicado.
A Sabesp adquiriu o controle acionário da Emae por R$ 1,1 bilhão em outubro do ano passado, passando a deter 70% do capital total da empresa. Em janeiro deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a aquisição.
A Emae é responsável pelo controle dos sistemas hidráulicos na Grande São Paulo, no Médio Tietê e na Baixada Santista. A empresa foi privatizada em 2024, sendo comprada em um leilão por R$ 1 bilhão por um veículo controlado pelo empresário Nelson Tanure.
Para financiar parte da aquisição, foi realizada uma emissão de debêntures, com as ações da Emae dadas como garantia. A primeira parcela de juros dessas debêntures não foi paga, resultando na declaração de vencimento antecipado da dívida e na execução das garantias, o que culminou na venda das ações da Emae.

