Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Governo renova contratos de 14 distribuidoras de energia e prevê R$ 130 bilhões em investimentos
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Economia

Governo renova contratos de 14 distribuidoras de energia e prevê R$ 130 bilhões em investimentos

Laura Ferreira
Última atualização: 9 de maio de 2026 22:25
Laura Ferreira
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O governo federal oficializou nesta sexta-feira (8) a renovação dos contratos de concessão de 14 distribuidoras de energia elétrica por 30 anos. Os investimentos previstos somam R$ 130 bilhões nos próximos cinco anos, impactando cerca de 41 milhões de famílias em 13 estados.

A renovação contratual foi formalizada com base no decreto de 2024 e regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com duas distribuidoras já renovadas recentemente, o total chega a 16 concessionárias com prorrogação na atual gestão do governo federal. Os investimentos previstos devem alcançar R$ 130 bilhões nos próximos cinco anos em 13 estados, afetando aproximadamente 41 milhões de famílias.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que as empresas devem cumprir 17 diretrizes estabelecidas no decreto, incluindo a entrega do mesmo nível de qualidade em todos os bairros, melhoria dos canais de atendimento e metas para recomposição do serviço após eventos climáticos extremos. O descumprimento dessas obrigações pode levar à limitação da distribuição de dividendos, restrição de negócios e até caducidade da concessão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou prestação de contas para assegurar que os investimentos anunciados sejam efetivamente implementados. “O presidente assinou o decreto a favor do povo, que reclama muito e com razão dos serviços de distribuição, que precisa melhorar essa qualidade, priorizar a mão-de-obra, aumentar os investimentos para termos redes subterrâneas e não termos tantos problemas como temos hoje, quando tem ventanias”, declarou o ministro.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que representa 99,6% das distribuidoras, informou que o setor investirá R$ 235 bilhões até 2029. No atual ciclo de renovações, 19 concessionárias têm contratos expirando entre 2025 e 2031; duas já renovaram e 14 formalizaram a prorrogação nesta sexta-feira. Restam apenas três distribuidoras do grupo Enel pendentes de definição.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior SpaceX Adquire Startup de IA Cursor por US$ 60 Bilhões
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?