Um adolescente de 15 anos morreu em São Carlos, interior de São Paulo, na quinta-feira (25), um dia após ser liberado de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O laudo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) indicou ‘choque circulatório’ e ‘torção da alça intestinal’ como causas do óbito.
A família do jovem questiona a conduta médica, alegando que ele foi liberado sem exames detalhados. Segundo a mãe, o adolescente apresentava vômitos e dor abdominal intensa, mas foi medicado e liberado após uma avaliação inicial na UPA da Vila Prado.
A prefeitura de São Carlos informou que o paciente foi atendido às 5h33 por queixa de dor epigástrica e vômitos. Após receber medicação e uma reavaliação às 7h18, ele recebeu alta. O caso foi registrado como morte natural, mas a administração municipal anunciou a abertura de sindicância para apurar responsabilidades sobre o atendimento.
A torção da alça intestinal, conhecida popularmente como “nó nas tripas”, é uma condição grave que pode bloquear a passagem de alimentos e interromper a circulação sanguínea no intestino, conforme a Sociedade Brasileira de Coloproctologia. A prefeitura também detalhou o registro do chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na madrugada do dia 25.

