O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira, dia 26 de junho de 2026, que Flávio Bolsonaro e outros aliados atuaram contra os interesses do Brasil ao tratar das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos nacionais. A declaração ocorreu em São Paulo, durante um evento promovido pela ApexBrasil.
Alckmin fez a declaração ao responder a questionamentos sobre uma carta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O senador havia solicitado que o governo norte-americano não aplicasse novas tarifas ao Brasil, mas Rubio defendeu a manutenção das medidas. O vice-presidente declarou que “são maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o estrago que foi feito”.
Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comentou que equipes técnicas do governo brasileiro realizam reuniões semanais com representantes dos Estados Unidos para buscar uma solução negociada sobre as tarifas. Rosa explicou que a origem das tarifas está em uma ordem executiva norte-americana que cita julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Sobre as restrições da União Europeia à exportação de carne, Alckmin informou que os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e das Relações Exteriores trabalham conjuntamente para reverter a medida antes do embargo, previsto para setembro. Ele declarou que “o Brasil tem um bom serviço sanitário” e que há prazo até setembro para tratar da questão.

