A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) calculou um aumento médio de 10,18% na conta de luz para os consumidores da Enel São Paulo. O reajuste tarifário anual de 2026 será votado na diretoria na próxima terça-feira, 30, e terá vigência a partir de 4 de julho de 2026.
O aumento projetado varia conforme o grupo de clientes. Consumidores conectados em alta tensão, como indústrias e grandes empresas, enfrentarão uma elevação média de 15%. Já aqueles em baixa tensão, que incluem residências, rurais e pequenos comércios, terão um aumento estimado de 8,97%.
A pressão maior para o reajuste vem dos componentes financeiros. O aumento nos custos de contratos de comercialização e transporte de energia é o fator principal, representando 6,46 pontos percentuais do total. Encargos setoriais e o custo de aquisição e transmissão de energia também contribuem para a elevação.
A Enel SP atende cerca de 8,92 milhões de unidades consumidoras na cidade de São Paulo (SP). Segundo dados da Aneel, o consumo de energia elétrica da distribuidora representa um faturamento anual de R$ 23,57 bilhões. A empresa enfrenta, atualmente, risco de recomendação de caducidade após processos relacionados à qualidade do serviço em eventos climáticos.

