A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma Avaliação de Impacto Regulatório que propõe mudanças na metodologia do Fator X para as distribuidoras de energia elétrica. A proposta foca no componente de produtividade (Pd) e visa modernizar a regulação do setor.
Analistas do Bank of America apontam que as alterações podem beneficiar companhias como CPFL e Equatorial, enquanto a Energisa seria a mais afetada negativamente. Contudo, os analistas ressaltam que as simulações são preliminares, pois o tema ainda passará por consulta pública.
O Itaú BBA avalia que os parâmetros atuais do Fator X estão defasados, gerando impacto negativo para as distribuidoras. Segundo o banco, qualquer atualização metodológica tende a reduzir esse efeito estrutural, resultando em impacto tarifário potencialmente positivo para as empresas do setor.
O Fator X é um mecanismo de incentivo que reduz reajustes tarifários anuais com base na produtividade das distribuidoras. A proposta da Aneel sugere combinar 50% da Produtividade Total dos Fatores (PTF) do setor e 50% da PTF individual das distribuidoras, com atualização anual de gastos de capital (CAPEX) e operacionais (OPEX).

