A federação de futebol da Argélia apresentou queixa formal à Fifa sobre a ausência de cartão vermelho a Lionel Messi, na estreia da Copa do Mundo de 2026. O lance ocorreu por volta dos 31 minutos, durante a derrota por 3 a 0 para a Argentina, no estádio de Kansas City.
O atleta argentino teria pisado na panturrilha de um jogador da seleção africana durante uma disputa de bola, o que a federação argelina considerou motivo para expulsão. A jogada aconteceu quando o placar marcava 1 a 0.
O árbitro da partida, Szymon Marciniak, decidiu que o lance não merecia cartão, permitindo que Messi continuasse em campo e marcasse os dois gols subsequentes da Argentina. A federação argelina enviou carta à comissão de arbitragem da Fifa, manifestando insatisfação com a decisão da equipe de arbitragem.
A imprensa argelina repercutiu negativamente o episódio. Um editorial questionou se o craque argentino deveria ter sido advertido, descrevendo a jogada como um ato violento. Outras publicações definiram o ocorrido como um “escândalo retumbante” de arbitragem.

