Marcelo Bielsa assumiu parte da responsabilidade pela lesão muscular sofrida por Ronald Araújo durante os treinos da seleção uruguaia. O treinador declarou que algo não saiu conforme o planejado, apesar de o zagueiro não apresentar histórico recente de problemas físicos.
Em entrevista coletiva, Bielsa fez uma autocrítica sobre a preparação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2026. O defensor, que vinha do Barcelona, chegou à concentração com um pequeno problema muscular. Segundo o técnico, o atleta não havia enfrentado problemas físicos relevantes nos seis meses anteriores no clube catalão.
O treinador afirmou: “Se um jogador sofre uma lesão muscular durante um treinamento, algo está errado. Nós nos sentimos responsáveis pela lesão de Araújo, embora eu acredite que não poderíamos ter feito nada diferente”. Bielsa esclareceu que todas as decisões médicas foram tomadas coletivamente com a comissão técnica.
Bielsa também comentou o caso de Giorgian De Arrascaeta, que sofreu lesão na pré-temporada, processo conduzido junto ao departamento médico do Flamengo. O técnico justificou o início dos trabalhos em Montevidéu devido ao calendário apertado, explicando que era preciso permitir que os jogadores cumprissem compromissos familiares antes do Mundial.

