O técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, fez um forte desabafo após a eliminação da seleção na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A derrota por 1 a 0 para a Espanha, ocorrida em sexta-feira (26), encerrou a participação da Celeste na segunda edição consecutiva do torneio.
Em sua análise pós-jogo, Bielsa classificou o período à frente da equipe nacional como “frustrante”, definindo a eliminação como a “gota d’água”. O treinador argentino declarou que “O que eu deixo para o futebol uruguaio é nada”.
O técnico foi enfático sobre a ausência de impacto de seu trabalho. Ele explicou que qualquer contribuição de um treinador em um país onde trabalhou por três anos não se consolida sem resultados. Bielsa detalhou os insucessos, citando o quarto lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo e o terceiro lugar na Copa América, afirmando que esses desempenhos “não valeram nada”.
Neste Mundial, o Uruguai se despediu sem conquistar vitórias. Na fase de grupos, a Celeste empatou com Arábia Saudita e Cabo Verde, e perdeu para a Espanha na rodada decisiva. Sob sua gestão, Bielsa comandou a seleção em 36 jogos, com um retrospecto de 16 vitórias, 12 empates e oito derrotas.

