Marcelo Bielsa se desligou da Seleção Uruguaia neste domingo (28) após a equipe ser eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo. A decisão ocorreu após uma reunião considerada tensa com os jogadores, na concentração da Celeste Olímpica, em Playa del Cármen, no México.
Segundo o jornalista Sebastián Giovanelli, da ESPN Uruguai, o diálogo foi marcado por momentos de tensão. Durante a conversa, Bielsa teria afirmado aos atletas que eles “o deixaram sozinho” durante a competição.
O treinador, de 70 anos, já havia sinalizado a possibilidade de deixar o comando antes da estreia do time. Em coletiva anterior, Bielsa declarou que o trabalho “culminaria com a Copa do Mundo”. Após a derrota para a Espanha, que selou a eliminação, ele comentou sobre seu legado no futebol uruguaio. Bielsa afirmou que “o que eu deixo para o futebol uruguaio é nada, porque qualquer contribuição que um técnico possa dar ao futebol de um país onde trabalhou por três anos nunca se consolida de verdade se não houver resultados”.
O Uruguai terminou na última colocação do Grupo H, ao lado de Espanha, Arábia Saudita e Cabo Verde, com apenas dois pontos. Esta é a segunda vez que o país é eliminado da Copa do Mundo ainda na fase de grupos.

