O Brasil planeja emitir seus primeiros títulos panda nos próximos dois a três meses, visando captar até 5 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de US$ 735 milhões. A intenção foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante visita a Pequim nesta quinta-feira (25).
Os títulos panda são instrumentos de dívida emitidos por entidades estrangeiras no mercado financeiro chinês e negociados em yuan. A emissão faz parte da estratégia do Ministério da Fazenda para diversificar as fontes de financiamento do país e aumentar a presença brasileira em mercados internacionais. A iniciativa também visa reduzir a dependência do dólar e atrair capital de outras regiões, com foco na China.
A operação ocorre em um momento de maior proximidade econômica entre Brasil e China, principal parceiro comercial do país. Em 2025, o Brasil recebeu US$ 6,1 bilhões em novos projetos e negócios de investimentos chineses, conforme dados do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Anteriormente, o governo levantou 5 bilhões de euros, cerca de R$ 29 bilhões, com investidores internacionais em abril.
O anúncio da emissão deve ocorrer durante a viagem de autoridades brasileiras a Xangai e Pequim, entre os dias 24 e 26 de junho, liderada por Durigan.

