O governo brasileiro planeja anunciar sua primeira emissão soberana de títulos na China, denominados em iuanes, durante uma viagem de autoridades a Xangai e Pequim no fim do mês. O plano visa ampliar a presença do país em mercados internacionais de dívida, diversificando moedas de captação.
A emissão, conhecida como “panda bonds”, ocorre após o Brasil captar cinco bilhões de euros em abril, sua primeira operação de dívida em euros desde 2014. A agenda oficial, liderada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, está prevista para ocorrer entre 24 e 26 de junho.
A visita se insere em um contexto de fortalecimento das relações com a China, maior parceiro comercial do Brasil. A missão preparatória inclui a apresentação de instrumentos financeiros de sustentabilidade, como leilões de “blended finance” e o programa Eco Invest.
Autoridades brasileiras avaliam que esses instrumentos são cruciais para impulsionar o investimento direto chinês em setores estratégicos da economia nacional.

