Nelita Frank, candidata do PT ao governo suplementar de Roraima, apresentou um plano de governo focado em sustentabilidade e meio ambiente na tarde desta terça-feira (9), em Boa Vista. A socióloga propôs ações para reverter o desequilíbrio ambiental, combater o desmatamento e oferecer alternativas aos trabalhadores do garimpo ilegal.
A candidata defendeu um modelo de desenvolvimento que concilia crescimento econômico com o respeito ao meio ambiente e aos saberes das populações tradicionais. Segundo Nelita Frank, a perda de cobertura vegetal no estado na última década exige reversão urgente, propondo projetos de reflorestamento e manejo sustentável. Ela afirmou que a preservação da floresta é uma necessidade de saúde pública para toda a sociedade.
Frank criticou o avanço do agronegócio, apontando que a expansão de lavouras e o uso de agrotóxicos diminuem a capacidade de regeneração da natureza e afetam os rios. Sobre o garimpo ilegal de ouro, a candidata declarou que o governo estadual deve cooperar com o federal e criar novas oportunidades de renda para os trabalhadores explorados, visando esvaziar a mão de obra da atividade.

