Cientistas captaram pela primeira vez onda gravitacional proveniente da colisão de dois buracos negros, confirmando previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
O evento GW250114, analisado por cientistas liderados por Sizheng Ma, foi responsável pela descoberta. Os dados foram obtidos pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO).
A descoberta permite aos cientistas medir diretamente as propriedades físicas dos buracos negros, como a rotação e a força da gravidade na borda.

