O candidato presidencial de esquerda da Colômbia, Iván Cepeda, reconheceu nesta quarta-feira (24) a derrota para o candidato de extrema direita Abelardo de la Espriella, três dias após o segundo turno mais acirrado da história do país.
Cepeda declarou durante uma coletiva de imprensa que decidiu aceitar o resultado do processo, indicando que De la Espriella é o novo presidente da República. “Faço isso para contribuir para a convivência, a paz e o diálogo entre os colombianos”, afirmou.
Gustavo Petro, aliado de Cepeda, denunciou supostas violações do software da autoridade eleitoral e levantou a possibilidade de a votação ser anulada devido à “intervenção direta” dos Estados Unidos, depois de Donald Trump ter manifestado apoio a De la Espriella.
Protestos e confrontos ocorreram após as eleições, com apoiadores de Cepeda queimando bandeiras dos Estados Unidos e pneus.

