O Grupo CMU Energia criou a Watton para atuar no mercado de mobilidade elétrica em Minas Gerais. A companhia planeja instalar cerca de 100 eletropostos até o final de 2027, investindo inicialmente entre R$ 7 milhões e R$ 10 milhões. A estratégia visa atender à crescente demanda por recarga fora dos grandes centros urbanos.
A Watton adotará um modelo de negócios voltado ao segmento corporativo (B2B). Segundo o CEO da CMU Energia, Walter Froes, a empresa fará os investimentos em engenharia e infraestrutura em locais de parceiros, como postos de combustíveis e supermercados. Em troca, os proprietários dos imóveis receberão uma participação sobre o faturamento gerado pelas recargas, que gira em torno de 10% do valor obtido.
A operação terá início na Região Metropolitana de Belo Horizonte e na rota para Ouro Preto. A prioridade inicial é concentrar esforços em corredores rodoviários, visando aumentar a confiança dos motoristas em viagens longas. Froes afirmou que Minas Gerais apresenta crescimento na participação de veículos elétricos, mas a oferta de pontos de recarga ainda é um obstáculo para deslocamentos extensos.
Um desafio apontado para a expansão é a capacidade elétrica dos locais escolhidos. A Watton prevê duas frentes de atuação: carregadores lentos para hotéis e condomínios, e carregadores rápidos para hubs urbanos e rodoviários. Além de veículos de passeio, a empresa buscará eletrificar frotas corporativas, especialmente em logística de última milha.

