Cerca de sessenta pessoas, majoritariamente imigrantes, reuniram-se na Casa Marx, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (17), para assistir ao jogo RD Congo x Portugal. O evento marcou o retorno da seleção congolesa à Copa do Mundo após 52 anos, gerando grande celebração entre a comunidade.
A comemoração ocorreu após o gol de Yoane Wissa, que chamou a atenção de pessoas no metrô Vila Madalena. O evento foi organizado pelo coletivo Voz do Congo em parceria com a livraria. Um dos participantes, Grevisse Mulamba, de 38 anos, explicou que o momento é de grande importância para a comunidade, pois representa a chance de fazer história, algo que não vivenciaram quando o país disputou a Copa pela última vez em 1974.
Marcelo Pablito, coordenador da Casa Marx, comentou que a celebração vai além do esporte. Ele afirmou que é uma alegria vibrar ao lado dos imigrantes, que sofrem com perseguição e miséria em seu país. O coordenador também mencionou a crise humanitária no leste da República Democrática do Congo.
Grevisse Mulamba declarou que a música cantada pelos torcedores, “Lelo Lelo Ibeba”, é um canto de guerra. A seleção congolesa alcançou a Copa após vencer Camarões e Nigéria nas eliminatórias africanas e superar a Jamaica na repescagem internacional. O torcedor também comentou que o time demonstra um jogo tático inteligente, diferente do foco apenas na força física.

