As faturas de energia elétrica no Brasil devem apresentar um alívio de R$ 767,2 milhões em agosto, devido ao bônus de Itaipu, conforme divulgação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira.
O bônus de Itaipu é um valor distribuído anualmente a milhões de consumidores residenciais e rurais após a apuração do saldo da conta de comercialização da usina hidrelétrica binacional no ano anterior. Segundo a Aneel, o resultado da conta de Itaipu referente ao exercício de 2025 foi de R$ 1,29 bilhão.
Para a distribuição do crédito, R$ 524,4 milhões foram deduzidos do montante total para a constituição de reserva técnica financeira para 2026. Cálculos da agência indicam que unidades com consumo médio mensal de 116 kWh, valor próximo à média dos beneficiários, receberiam um crédito aproximado de R$ 9,16.
A homologação dos valores está prevista para a reunião de diretoria da Aneel na próxima terça-feira. A agência não especificou imediatamente o impacto total na conta de luz dos consumidores.

