A Coreia do Norte lançou o torpedeiro Cheo Hyeon em 23 de junho, no porto de Nampcho, na costa oeste. A embarcação, com cinco mil toneladas, passou por testes navais e de sistemas de armas antes de entrar em serviço, conforme informações de agências internacionais.
O líder do país declarou em discurso, citado pela agência estatal KCNA, que o lançamento do navio marca o início de uma nova fase na história da marinha nacional. Ele afirmou que a força naval era a parte mais fraca das forças armadas do país até recentemente. O próprio setor naval considerou a entrada do Cheo Hyeon em serviço como o fim de mais de 70 anos de estagnação.
O Cheo Hyeon possui 145 metros de comprimento e conta com cinco configurações de sistemas de lançamento vertical, totalizando 88 tubos de mísseis. Além disso, o navio incorpora oito lançadores inclinados e um sistema de defesa antiaérea similar ao Pancyr-M. A capacidade total atinge 104 projéteis de diferentes tipos, detalhou a imprensa internacional.
O líder afirmou que o plano futuro inclui a construção de sistemas de combate de superfície e submersíveis em águas costeiras e oceânicas sem restrições. Ele declarou que o objetivo é construir dois navios de guerra grandes por ano, e após os torpedeiros, virão cruzadores estratégicos com cerca de 10.000 toneladas de deslocamento.

