Durante o período de saída temporária em São Paulo, foram registrados cinco novos crimes cometidos por detentos do regime semiaberto. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que, no mês de junho de 2026, 28.498 pessoas tiveram o benefício concedido.
Os registros de ocorrências incluem também três casos de rompimento de tornozeleira eletrônica e cinco situações de descumprimento das regras impostas pelo Poder Judiciário. A SAP ressalta que os dados podem mudar com novas decisões judiciais ou atualizações durante o retorno dos custodiados às unidades prisionais.
A Polícia Penal do Estado de São Paulo também divulgou resultados da Operação Retorno Seguro, criada em março de 2025. A iniciativa intensifica a fiscalização no retorno dos beneficiados e resultou na apreensão de mais de 57 quilos de drogas e centenas de celulares no último ano.
Segundo o balanço da SAP, os agentes impediram a entrada de 51 quilos de maconha, 6 quilos de cocaína, 174 gramas de haxixe, 103 unidades de drogas sintéticas e 272 celulares. As apreensões ocorreram tanto em áreas externas quanto com custodiados que retornavam ao sistema prisional.

