França registra dia mais quente de sua história. Corrida por soluções para o calor extremo divide classe política. Ar-condicionado é debatido como ferramenta de adaptação às mudanças climáticas.
Com o aumento das temperaturas, o debate sobre o uso de ar-condicionado ganhou força na França. Enquanto alguns líderes políticos defendem a adoção do aparelho como uma medida de adaptação às mudanças climáticas, outros alertam que sua instalação em larga escala pode agravar o problema ao aumentar o consumo de energia e contribuir para o aquecimento global.
Vendas de ar-condicionado dispararam. O grupo Carrefour informou ter vendido, na última segunda-feira (22), “mil vezes mais” unidades do que o habitual na França.
Governo e partidos políticos têm posições divergentes sobre o tema. O ministro da Habitação e dos Assuntos Urbanos, Vincent Jeanbrun, declarou que a ideia não é instalar ar-condicionado em todos os lugares, mas utilizá-lo apenas quando for necessário.

