Equipes da Defesa Civil de São Paulo iniciaram ações de busca e salvamento na região de La Guaira, Venezuela, após o terremoto atingir o país. A missão humanitária brasileira, que começou neste domingo (28), foca na localização de sobreviventes em estruturas colapsadas.
O contingente paulista foi designado para varrer áreas com possibilidade de localização de sobreviventes em estruturas colapsadas. As buscas utilizam cães farejadores, drones e equipamentos especializados, seguindo protocolos internacionais de resposta a desastres. Um novo contingente será enviado para reforçar a missão brasileira.
Segundo o capitão César Tadeu, integrante da Defesa Civil paulista na missão, o cenário é de grande destruição. Ele declarou: “Encontramos um cenário devastador, com diversos edifícios destruídos e danos significativos à infraestrutura local. O fornecimento de água está interrompido em várias regiões, o acesso a algumas áreas é difícil e ainda há milhares de pessoas desaparecidas”.
O oficial explicou que as equipes estão mobilizadas para ampliar as buscas, utilizando tecnologia para aumentar a eficiência. A participação de São Paulo reforça a experiência do Estado em operações de proteção civil de alta complexidade.

