A Dinamarca registrou um recorde de calor de 37ºC no sábado (27/6), superando a marca mais intensa desde 1874. O fenômeno faz parte de uma onda de calor que atinge toda a Europa, gerando problemas de saúde e afetando serviços essenciais em diversos países.
O Instituto de Meteorologia da Dinamarca confirmou o pico de 37ºC, atingido pouco depois das 14h, após um registro inicial de 36,6ºC. Em Aarhus, segunda maior cidade do país, o calor extremo causou falhas em semáforos. A companhia de água local solicitou que os moradores controlassem o uso de aspersores e evitassem o enchimento de piscinas grandes, devido ao alto consumo registrado.
O cenário de calor intenso se repete na Lituânia, onde os termômetros marcaram 33ºC no sábado. Há previsão de aumento até segunda-feira, com possibilidade de atingir 37ºC. As temperaturas noturnas, que não caem abaixo de 20ºC, dificultam o resfriamento natural e aumentam o desgaste físico da população.
A onda de calor tem impacto continental. Na França, por exemplo, pelo menos 55 pessoas morreram afogadas ao tentar se refrescar. Devido à pressão sobre os serviços de saúde, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Paris foi adiada para setembro. Além disso, a França registrou falhas na rede elétrica, deixando mais de 68 mil residências sem energia até quarta-feira.

