O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas, afirmou nesta sexta-feira (27) que o dólar continua servindo como âncora para o comércio, setor bancário e reservas internacionais. A declaração ocorre em meio a mudanças nos fluxos globais decorrentes de tarifas unilaterais impostas por autoridades dos Estados Unidos.
Gourinchas comentou que há pouquíssimos sinais de que o mundo está se afastando de um sistema centrado no dólar. Ele declarou: “Estamos firmemente inseridos nesse mundo centrado no dólar”. O economista ressaltou que, considerando os desenvolvimentos dos últimos dez anos, as mudanças observadas são muito pequenas.
Sobre o mercado de ouro, Gourinchas explicou que os aumentos recentes nos preços foram impulsionados, em grande parte, pelo crescimento dos fundos negociados em bolsa (ETFs), que permitem aos investidores comprar o ativo sem possuir o metal físico. Além disso, emissores de stablecoins mantinham o ouro em seus ativos.
No mercado, o ouro registrou alta ligeira na sexta-feira, impulsionado pelo enfraquecimento do dólar e pela redução das expectativas de aumento de juros nos EUA. Essa mudança ocorreu após dados de inflação indicarem que as pressões sobre os preços podem ter atingido o pico.

