O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) implementou contenção no uso de água dos reservatórios de Itaipu e das hidrelétricas da região Sul. A medida visa minimizar os efeitos do El Niño durante o segundo semestre deste ano, conforme comunicado pela entidade.
A estratégia do ONS se justifica pela projeção de mudanças climáticas globais causadas pelo fenômeno. Enquanto a região Sul tende a registrar maiores índices de precipitação, as áreas Norte e Nordeste devem enfrentar redução de chuvas. Essa diminuição afeta o abastecimento de bacias importantes, como Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.
A economia dos reservatórios estratégicos, incluindo as usinas do Sul e Itaipu, assegura a disponibilidade de recursos para atender à demanda energética. As ações foram acionadas após melhorias nas condições hidrometeorológicas do Sul e Sudeste em junho, devido a frentes frias e alta precipitação.
A diretora da Organização Meteorológica Mundial, Celeste Saulo, declarou que o mundo deve se preparar para um El Niño que pode “exacerbar a seca e as chuvas intensas e aumentar o risco de ondas de calor tanto em terra quanto no oceano”. Um relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) apontou que o fenômeno terá maior incidência no final do ano.

