Enma López, vereadora desde 2019 e dirigente do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), anunciou que apresentará sua candidatura às primárias para ser a candidata socialista na prefeitura de Madri em 2027. A decisão surge após anos de pedidos de membros do partido para que ela assumisse a liderança.
A dirigente do PSOE afirmou que recebeu pedidos de pessoas dentro e fora do partido para que ela desse o passo. Ela explicou que, em 2023, sentiu que seu papel era contribuir com o grupo, mas agora busca liderar um projeto vencedor.
López declarou que é possível governar Madri com um projeto atrativo. Ela comentou que é preciso lutar contra a resignação, pois há muitas pessoas que desejam ser iludidas pelo projeto socialista para votá-lo.

