Uma equipe especializada do Governo de São Paulo chegou a La Guaira, na Venezuela, no início da madrugada de sábado (27). A missão brasileira visa apoiar as operações de resgate de vítimas do terremoto, integrando uma força-tarefa que conta com profissionais de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
A delegação paulista é composta por 13 bombeiros militares, dois médicos militares, um agente da Defesa Civil e dois cães de busca. Todos os profissionais são especializados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas, seguindo protocolos internacionais para desastres.
A missão tem duração prevista de 15 dias e atuará em busca e resgate de pessoas soterradas, empregando técnicas reconhecidas internacionalmente. O posto de comando montado pelas equipes brasileiras é autossuficiente e receberá delegações da França e Argentina.
O efetivo total da força-tarefa brasileira é de 44 profissionais, reunindo membros dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Um capitão da Defesa Civil de São Paulo atua junto à Defesa Civil nacional no acolhimento das vítimas.

