A seleção espanhola avançou para os confrontos eliminatórios após vencer o Uruguai em partida disputada no torneio de futebol. A vitória permitiu à equipe, comandada por Luis de la Fuente, seguir na competição, enquanto a seleção uruguaia foi eliminada.
A equipe espanhola conquistou mais uma vitória no torneio. A seleção uruguaia, sob comando de Marcelo Bielsa, encerrou sua participação na Copa do Mundo com uma atuação considerada sem ideias e sem futebol.
A Espanha avançou para os oitavos de final em 2 de julho, em Los Angeles, onde enfrentará Áustria ou Argélia. A atuação espanhola foi marcada por erros defensivos, incluindo um cometido pelo goleiro uruguaio, que permitiu o gol decisivo.
O torneio foi decepcionante para o Uruguai, que viu a seleção de Cabo Verde avançar para os confrontos eliminatórios como segunda do grupo. Bielsa realizou substituições durante a partida, trocando o goleiro e, posteriormente, um jogador desconcertado.

