Um estudo independente, encomendado pelo governo do presidente Joe Biden, concluiu que os riscos à saúde aumentam com apenas uma dose de bebida alcoólica diária. As descobertas foram divulgadas após o governo do presidente Donald Trump optar por não incluir os achados em novas diretrizes alimentares.
As conclusões, publicadas no Journal of Studies on Alcohol and Drugs, corroboraram pesquisas anteriores ao afirmar que nenhum nível de consumo de álcool oferece efeito protetor contra a mortalidade. Os pesquisadores constataram que até mesmo níveis considerados moderados elevam o risco de morte prematura e de mais de 200 doenças, incluindo câncer e problemas cardíacos.
O estudo foi uma das duas revisões governamentais destinadas a fundamentar as diretrizes alimentares. Os autores afirmam que suas descobertas apoiam uma recomendação mais enfática: adultos devem consumir uma dose ou menos de bebida alcoólica por dia. Essa visão diverge de outras pesquisas governamentais que indicavam risco reduzido de mortalidade com consumo moderado.
Um ex-funcionário da administração democrata de Biden acusou a administração republicana de Trump de “marginalizar” a pesquisa, alegação que o governo Trump negou. A indústria de bebidas alcoólicas e um comitê de supervisão da Câmara dos Representantes criticaram o estudo, classificando-o como “repleto de vieses”. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) afirmou que as diretrizes são baseadas na totalidade do registro científico.

