A Prefeitura de Goiânia mantém em cartaz no Museu de Arte de Goiânia (MAG) a exposição “Pachamama”, que reúne trabalhos de 12 artistas do Ateliê Livre de Gravura. A mostra, que reflete sobre a terra e a memória afetiva, pode ser visitada gratuitamente até o dia 9 de agosto.
A exposição explora tonalidades terrosas e diversas técnicas de gravura e impressão, buscando aprofundar a relação entre o ser humano e o conceito de “Mãe Terra”, termo de origem quéchua que significa fonte de sustento e renovação da vida. A mostra estabelece diálogo poético com reflexões do escritor Manoel de Barros sobre as experiências que moldam a identidade humana.
O Ateliê Livre de Gravura, criado em 2013 pelo professor José César Teatini de Souza Clímaco, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), consolidou-se como espaço de experimentação gráfica. As obras apresentadas utilizam procedimentos como xilogravura, gravura em metal, monotipia e collagraph, evidenciando a diversidade de linguagens do grupo.

