Michel Devoret, físico parisiense, recebeu o Prêmio Nobel de Física por demonstrar experimentalmente que as leis da mecânica quântica podem ser observadas e materializadas em circuitos elétricos. Ele compartilhou a honraria com John Martinis e John Clarke, após um avanço feito em meados dos anos oitenta.
Os três cientistas conseguiram provar algo que parecia impossível: um objeto de tamanho suficiente para ser manuseado pode apresentar comportamento de partícula quântica, distinto das leis do mundo macroscópico. A pesquisa foi realizada através da construção de um pequeno circuito elétrico utilizando materiais supercondutores.
O feito científico abriu caminho para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como a computação quântica e a criptografia quântica. Devoret, de 73 anos, comentou sobre o prêmio, dizendo que se convenceu da notícia quando sua filha o contatou.

