Um homem de 55 anos, natural de Araranguá, Santa Catarina, foi preso na Espanha nesta terça-feira (23). O indivíduo era considerado foragido desde 2023 e foi capturado por autoridades espanholas após ação conjunta da Polícia Federal e da Interpol.
A prisão foi divulgada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (25). O homem possui pena remanescente de três anos, nove meses e 16 dias a cumprir no Brasil. Ele foi condenado por diversos delitos, incluindo sonegação de impostos, crimes contra o consumidor, posse ilegal de arma de fogo e agressão e violência doméstica contra a mulher.
A captura foi possível devido à inclusão do nome do catarinense na Difusão Vermelha da Interpol, o mecanismo de alerta máximo que mobiliza polícias globais. O compartilhamento de informações com as autoridades espanholas começou em 18 de maio deste ano.
A Polícia Federal informou que o detido permanecerá na Espanha enquanto aguarda os trâmites legais. Após a conclusão do processo, ele será entregue à PF e extraditado para o Brasil, onde deverá cumprir o restante da pena em regime fechado.

