Uma nova massa de ar frio chegou ao Sul do Brasil nesta quarta-feira (17/6), causando queda acentuada das temperaturas e reforçando o tempo seco na região. O sistema, ligado a um ciclone extratropical, prevê geada no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. No Sudeste, o cenário é de transição, com previsão de chuva moderada a forte no litoral norte paulista, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
No Sul, o frio intenso ocorre principalmente durante a madrugada e o amanhecer. Apesar disso, a presença do sol garante uma tarde de tempo firme e temperaturas mais amenas. No Centro-Oeste, o avanço do ar frio estabiliza o tempo na maior parte da região, mas pancadas isoladas são esperadas no Distrito Federal, norte e leste de Goiás, e em pontos de Mato Grosso. A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% no norte goiano.
O Sudeste apresenta redução gradual das instabilidades, mas a nebulosidade predomina pela manhã em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A previsão aponta chuva moderada a forte no litoral norte paulista, no território fluminense e no Espírito Santo, com risco de temporais isolados. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical impulsiona chuvas no Ceará, Piauí e Maranhão, com maior volume previsto para São Luís e Fortaleza.

