A música “Ah Lelek lek lek”, de MC Federado e os Lelek, se tornou um fenômeno cultural ao se destacar do movimento do funk ostentação em São Paulo. A faixa, que ensina um passinho básico, conquistou grandes nomes como Beyoncé e Neymar, que reproduziram a dança em 2013.
Em 2012, o funk paulistano vivia o auge do “funk ostentação”, com letras focadas em carros importados e roupas de grife. “Ah Lelek lek lek” surgiu em um contexto diferente, com uma letra simples e um refrão que ensina um movimento básico, imitando um volante. Essa abordagem simples permitiu que a música transcendesse o nicho do luxo.
Apesar de não contar com as ferramentas de viralização atuais, a canção alcançou grande visibilidade. Beyoncé dançou a música no palco do Rock in Rio em 2013. Neymar também reproduziu o passo antes e durante uma partida pelo Santos, no mesmo ano. O sucesso foi grande, mas o grupo enfrentou problemas judiciais, pois um antigo empresário registrou o nome artístico.
Mais de uma década depois, os funkeiros continuam buscando um novo sucesso com dancinha viciante, mas ainda não obtiveram êxito. A trajetória da música ilustra a diversidade do gênero, que se desenvolveu entre o funk carioca e o paulistano.

