Uma fêmea de gato-do-mato foi devolvida à Mata Atlântica em Cajati, interior de São Paulo, nesta quinta-feira (18). O animal passou seis meses em reabilitação após ser resgatado por equipes do Cetras-Registro e da Semil, depois de se perder da mãe e fugir de um ataque de cães.
O filhote, que tinha cerca de um mês ao ser encontrado, foi inicialmente observado com atenção devido à pouca idade. Para evitar vínculo com humanos, a alimentação foi feita com mamadeiras a cada duas horas. Em seguida, a dieta passou a incluir presas abatidas de roedores criados no biotério do Cetras, e depois presas vivas para desenvolver habilidades de perseguição e captura.
Segundo a Semil, 80% da dieta da espécie consiste em roedores de pequeno porte. A independência do animal foi monitorada por câmeras, observando sinais como aversão ao ser humano e capacidade de capturar alimento. Hanna Sibuya Kokubun, chefe de departamento do Cetras-Registro, afirmou que o sucesso do processo é marcado quando os animais demonstram comportamentos adequados para sobreviver no habitat natural.
A fêmea foi devolvida próximo ao local do resgate. Os animais não são monitorados diretamente após a soltura, mas recebem um microchip que permite detecção em caso de recaptura.

